Buscar

domingo, 9 de outubro de 2011

Nmes participa de “Seminário sobre Câncer de Pele” no CESC/UEMA


O Núcleo Municipal de Educação em Saúde de Caxias (Nmes) participou do "Seminário sobre Câncer de Pele", que teve como público alvo os Mototaxistas da cidade. O evento foi promovido pela Ong "Sociedade de Combate ao Câncer do Leste Maranhense" (Onco Vida) que aconteceu nesta  última sexta-feira (7), no CESC/UEMA. 

Os participantes receberam palestra ministrada por Maria Aparecida Dantas, especialista em Oncologia e mestranda em Desenvolvimento Humano em Lisboa/Portugal. Segundo a palestrante, 50 casos de câncer de pele foram registrados, só neste ano, pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que o percentual é maior entre homens, principalmente nas profissões de Mototaxistas, Guardas, Agentes de Saúde, Feirantes, etc.

Os educadores em Saúde do Nmes fizeram exposição de stands, com entrega de folders informativos sobre Dengue, Calazar, Tuberculose, Hanseníase, Câncer de Boca, Saúde do homem, entre outros. Além da parceria do Nmes, também participaram da atividade órgãos do município como o Cerest, CTA e empresas privadas.

Sobre a doença

O Câncer de Pele é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. É uma doença que tem cura, se descoberto logo no início.

 Os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de pele são:

- História familiar de câncer de pele;
- Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
- Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
- Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

O sol é importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com o excesso. Quando seus raios ultravioletas (tipo B) atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele. Alguns cuidados são necessários, principalmente para aqueles que trabalham ao ar livre.

 Para prevenir o câncer de pele deve-se:

- Evitar exposição prolongada aos sol entre 10h e 16h;
- Usar sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.

Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares <à prova d'agua> devem ser reaplicados.

 Os sinais de alerta são:

- Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
- Mudanças na textura da pele ou dor.

O auto-exame da pele deve ser feito da seguinte forma:

Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas. Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico.

Fonte: Jaqueline Souza/Nmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário