Buscar

sábado, 1 de setembro de 2012

Hoje acontece o dia ''D'' da Vacinação anti-rábica no município


A Campanha de Vacinação Anti-rábica tem início neste sábado (1º) em todo o Estado do Maranhão. Em Caxias, o objetivo do município é vacinar 42.100 animais, sendo 26.000 cães e 16.000 gatos, atingindo o mínimo de 85% do público-alvo estimado, conforme preconiza o Ministério da Saúde, ao término da campanha no dia 5 de outubro.

O Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), que está coordenando a Campanha de Vacinação Anti-rábica no município, explica que a mobilização vacinal efetivamente iniciou em Caxias ainda no início desta semana, visto um caso positivo de raiva canina detectado recentemente no bairro Fumo Verde.

"É importante que no dia D todas as pessoas que têm seus animais de estimação, cão e gato, que procure o posto mais próximo de sua residência. Há essa necessidade, porque o município este ano apresentou um animal com positividade para a raiva canina, então isso significa dizer que nós temos o vírus da raiva circulando no município e por conta disso nós precisamos realmente vacinar nossos animais", alerta a diretora do CCZ, Nélia Maria.

Durante todo este dia "D" de Vacinação Anti-rábica, estão sendo mobilizadas 20 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e 11 da zona rural, além das Escolas dos bairros Fumo Verde e Vila Alecrim, e o Escritório da Construtora localizada no Residencial Eugênio Coutinho.

Após o dia "D" a Campanha segue em forma de mutirão, onde aproximadamente 100 vacinadores visitarão todos os bairros de Caxias.

Maranhão

Para a realização da Campanha foram distribuídos para os 217 municípios do Maranhão, insumos, seringas, agulhas e as doses de vacinas, juntamente com nota técnica, informando sobre como procedimentos básicos para a ação pontual e nos dias subsequentes da vacinação.

Até agora os dados divulgados pela vigilância dão conta de que dois óbitos de raiva humana ocorridos em São Luis, este ano, colocam o Maranhão em alerta para o combate a doença.

Dois óbitos de raiva humana ocorridos no ano de 2011 e dois este ano registrados na Região Metropolitana de São Luís.

Fonte: Noca

Nenhum comentário:

Postar um comentário