Buscar

terça-feira, 5 de março de 2013

Servidores do CCZ recebem treinamento sobre o teste rápido para Leishmaniose Visceral Canina

Aconteceu na última sexta-feira (01), no auditório do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), o treinamento sobre o teste rápido para detecção de Leishmaniose Visceral Canina (LVC), ministrado pela coordenadora do setor de Endemias do Laboratório Central da Maranhão (LACEN-MA), Orzinete Soares. Participaram do evento as equipes do Inquérito Canino, Manejo Ambiental, Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES), Clínica Veterinária, técnicos dos Laboratórios de Imunoflorescência e Entomologia e supervisores do setor de Leishmanioses de Caxias, além de servidores de outros municípios como Timon, Aldeias Altas, Parnarama, Duque Bacelar, Afonso Cunha, Matões e São Francisco.

O teste rápido DPP® Leishmaniose Visceral Canina foi produzido pelo BioManguinhos/Fiocruz, oferecendo resultado em cerca de 20 minutos. O produto dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Possui uma tecnologia de alta sensibilidade, o que agrega precisão ao diagnóstico da LVC em sangue soro ou plasma. Por ser um teste de triagem, permite que apenas os casos positivos sejam levados para confirmação, desonerando, desta forma, o laboratório.

Quando o teste rápido detecta casos positivos, entretanto, é necessário outro exame para confirmação, chamado Elisa, feito por meio de análise de amostra de sangue em laboratório. Antes da mudança, o Elisa era utilizado como triagem e identificação dos animais doentes e, em caso positivo, a confirmação era feita por meio de uma reação de imunofluorescência indireta (Rifi), também com análise laboratorial.

"Esta nova metodologia de diagnóstico da LVC possibilitará resultados mais práticos e rápidos, contribuindo para que os animais infectados, que são os principais hospedeiros da doença, sejam afastados da comunidade, diminuindo assim novos casos de transmissão para os humanos", enfatiza o coordenador de Leishmanioses de Caxias, Antonio Neto.

Saiba mais

A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente como Calazar, é uma doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi, com transmissão via mosquito que vive em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo.

Em ambientes urbanos, os cães fazem papel de reservatórios da doença, que pode ser transmitida para humanos. Entre os sintomas da doença estão febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez. Além disso, a LV  também pode afetar o fígado, o baço e a medula óssea.




    
Fonte:NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário