Buscar

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Município de Caxias participa de projeto para o controle da Leishmaniose Visceral no país





A UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), juntamente com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Ministério da Saúde, diante das adversidades encontradas na redução do índice da Leishmaniose Visceral (LV) no Brasil, implementaram um novo projeto que visa avaliar a efetividade do uso de coleiras impregnadas com deltametrina em cães.
O projeto está em fase experimental e apenas alguns municípios do país foram contemplados. Caxias é a única cidade do estado do Maranhão a participar.
Dois pesquisadores, um técnico do Ministério da Saúde e um da Fiocruz, foram enviados a Caxias, e estiveram nesta manhã de quinta-feira (03) no CCZ, para a apresentação do projeto aos agentes de combate às endemias e representantes dos demais setores da saúde.
Foram repassadas informações sobre ações de vigilância, controle e a não eficácia de tratamento da LV, que serviram de embasamento para o desenvolvimento da inovação do método de prevenção da doença, através do uso da coleira impregnada com inseticida. Além disso, informaram aos agentes a forma como o projeto será executado.
De acordo com Fabiano Borges Figueiredo (sub-coordenador do projeto e pesquisador da Fiocruz), a coleira com deltametrina a 4% libera, contínua e diretamente, no animal uma proteção prolongada por até seis meses. Ao ser liberada a deltametrina atua sobre os insetos, primeiramente por contato e depois por ingestão determinando sua morte quase que imediata, causando impacto na redução de novas infecções caninas. Serão enviadas pelo Ministério da Saúde 1.500 coleiras para a avaliação. Os trabalhos têm previsão para iniciar no mês de maio.
Constatada a eficácia do projeto, a metodologia será implementada em todo o país.
Caxias foi escolhida para participar dos estudos, devido à efetiva atuação dos órgãos competentes, em especial do Centro de Controle de Zoonoses no combate às Leishmanioses.








Fonte: NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário