Buscar

quinta-feira, 12 de março de 2015

Nebulização é realizada para combater a dengue em Caxias

O Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, está realizando nebulização para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, no município de Caxias. A programação teve início na última terça - feira (10) e se estenderá até 24 de março, das 5h às 8h da manhã e das 17:30h  às 19h.

As equipes do “carro fumacê” vão visitar todos os bairros da cidade, onde as primeiras localidades beneficiadas serão: Alecrim, Alto do Seriema, Antenor Viana, Bacuri, Caldeirões, Cangalheiro, Castelo Branco, Nova Caxias e Conjunto Cohab.

O segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado pelos agentes de endemias do CCZ, no período de 2 a 6 de março de 2015, apontou Índice de Infestação Predial (IIP) geral de 4,0%, o que representa alto risco para surto de dengue, segundo Ministério da Saúde. Nesse período, foram visitados 2.282 imóveis, onde foram encontradas 92 amostras positivas para o vetor transmissor da dengue. De acordo com o levantamento, as localidades que apresentaram maior infestação predial foram Sulina, Castelo Branco, Tamarineiro, Matadouro Velho, Usina Velha, Veneza, entre outras.

Na segunda quinzena do mês de fevereiro, equipes da Saúde do Estado realizaram um levantamento de sorologias e coleta de larvas do Aedes aegypti. Foram confirmados pelo LACEN/MA (Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão) vários reagentes para a dengue e não houve casos de chikungunya no município de Caxias.



Fonte: NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário