Buscar

sexta-feira, 4 de março de 2016

CCZ promove capacitação de ACS para combate ao Aedes aegypti



O Centro de Controle de Zoonoses promoveu capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para reforçar o combate ao Aedes aegypti no município de Caxias. A ação teve inicio nesta terça - feira (01) e se estendeu até sexta - feira (04), no auditório do CCZ.

Os profissionais de saúde receberam as seguintes palestras:
  • Protocolos de assistência ao portador da dengue, chikungunya e zika. Palestrante: Dra Joseneide Teixeira, técnica da Vigilância Epidemiológica;
  • Dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com informações sobre o ciclo de vida do vetor, sintomas e formas de prevenção desses agravos, eliminação de criadouros e situação epidemiológica dessas doenças no Brasil, segundo dados de Ministério da Saúde. Palestrantes: Dra  Suely Guimarães, Bióloga/Entomóloga e diretora do CCZ, Jaqueline Souza, Maryanne Moraes, Elisângela Fabiana, Yasnara Cinthea, equipe do  Núcleo de Educação em Saúde (NES/CCZ);
  • Ações de campo para o combate ao Aedes aegypti. Palestrante: Douglas Araújo, supervisor de campo do programa da dengue.
Os ACS juntamente com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) deverão intensificar as visitas domiciliares durante o primeiro semestre do ano, conforme definição do Plano Emergencial de combate ao Aedes aegypti em Caxias, visando o controle vetorial, prevenção e notificação de casos suspeitos de doenças, atividade de educação em saúde e mobilização da comunidade em geral.

Saiba mais

A portaria de Nº 2.121, de 18 de dezembro de 2015, Artigo 2º, do Ministério da Saúde, consta que, ocorrendo situação de surtos e epidemias, o Agente Comunitário de Saúde, deve executar em conjunto com o Agente de Combate às Endemias, ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal.















Fonte: NES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário