Buscar

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vigilância Epidemiológica do Estado realiza monitoramento do primeiro LIRAa de 2012 no município



A Vigilância Epidemiológica do Estado do Maranhão está realizando um monitoramento quanto ao trabalho do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypty (LIRAa) de 2012 para mapear áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença em Caxias.

Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (11) no Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), com a direção, os supervisores da Dengue e os Agentes da Vigilância foram discutidos os planos de ação do Estado quanto a doença e as dificuldades enfrentadas pelo município para a realização das atividades pelos Agentes de Endemias.

"A reunião é justamente para saber, após o levantamento do LIRAa, como está sendo a infestação do índice predial deste trabalho em relação ao índice de pretor. Através desta avaliação vamos discutir e divulgar para a comunidade e os gestores dos municípios que estamos passando sobre a importância deste trabalho", afirmou Cláudia Castro Carvalho, coordenadora Estadual do programa da Dengue.

Mais

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o LIRAa 2012 é preconizado pelo Ministério da Saúde para acontecer em três meses: janeiro, março e outubro. Além de apontar as áreas da cidade com maior índice de infestação do mosquito da dengue, o levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que estão favorecendo a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Fonte: Noca

Nenhum comentário:

Postar um comentário