Buscar

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Comissão elabora plano de contingência para enfrentamento de epidemia de dengue no município

Uma comissão composta por representantes do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Atenção Básica, do Laboratório Municipal, Hospital Geral, Maternidade Carmosina Coutinho e Hospital Infantil esteve reunida na terça-feira (14) para desenvolver um plano de contingência para enfrentamento de uma possível epidemia de dengue no município de Caxias.

Essa comissão, formada por instituições ligadas a rede municipal de saúde de Caxias, que prestam assistência de forma direta a população, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, preconizada pelo Ministério da Saúde, visto que segundos dados, não só Caxias, mas o país como todo corre o risco de surto de dengue.

"Mais um fator que nos preocupa é o surgimento da mudança do caráter epidemiológico do próprio vírus da dengue, o vírus 4. No ano passado este tipo de vírus já foi diagnosticado em São Luis, e a preocupação das Secretarias e Ministério é de que, possivelmente se dissemine para todo o estado", relata a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a enfermeira Joseneide Teixeira.

Em janeiro do ano passado 446 casos de dengue foram notificados no município de Caxias, desse total 271 foram confirmados. E no primeiro mês de 2012 a Vigilância Epidemiológica notificou 25 casos da doença e 03 foram confirmados.

O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, se reproduz onde há água parada e limpa. Os órgãos de saúde reforçam que é preciso que a comunidade faça também a sua parte.
                                                    

Fonte: Noca

Nenhum comentário:

Postar um comentário