Buscar

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Há risco de surto de dengue em 91 municípios, aponta pesquisa

Saiu o último levantamento da dengue no Brasil. O número de casos da doença caiu, mas ainda é preocupante o risco de surto em vários municípios. A preocupação maior é com a cidade do Rio de Janeiro. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a dizer que o Rio pode ter uma das maiores epidemias de dengue da história da cidade.

Os focos do mosquito da dengue mudaram de lugar, pelo menos no Rio de Janeiro. Saíram dos reservatórios fixos, como caixas d’água, e foram para os móveis, como vasos e garrafas. A capital fluminense concentra o maior número de casos de dengue este ano: 2.322 até 11 de fevereiro. A boa notícia, de acordo com o governo federal, é que desde agosto do ano passado não há mortes em consequência da doença.

Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que há risco de surto de dengue em 91 municípios espalhados pelo país, principalmente nos estados da Bahia, Maranhão, São Paulo, Paraíba e Goiás. Já há surto de dengue em Pernambuco e também no Tocantins.

Apesar do alerta, o balanço nacional é positivo. Pelo menos até agora, na comparação com o ano passado, houve queda de 62% nos casos de dengue. No início do ano, 40 mil pessoas tiveram dengue contra 106 mil no mesmo período de 2011. Também diminuíram os casos graves da doença: foram 1.345 no ano passado e 183 este ano.

“O fato de termos 62% a menos de casos de dengue nessas primeiras seis semanas revela a importância de se manter a estratégia do controle, seja do foco do mosquito, seja da ampliação da rede de atenção à saúde, da qualificação dos profissionais e, sobretudo, intensificar as ações nesse momento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os números são bons, mas o Rio, por exemplo, confirma que a situação ainda está longe de ser confortável. Não dá para relaxar, mesmo com os cuidados.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário