Buscar

segunda-feira, 26 de março de 2012

Secretaria de Saúde realiza ações para enfrentamento de dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), está realizando uma série de atividades referentes ao Plano de Intensificação de Ações para o Controle do Dengue no Município de Caxias.

Na sexta-feira (16), foi realizado o encontro com a sociedade civil organizada no auditório do CCZ, com a finalidade de divulgar e debater sobre o Plano de enfrentamento de uma possível epidemia de dengue. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Limpeza Pública, CRAS, SESI/SENAI, Coordenação de Postos de Saúde e Atenção Básica, Associação de bairros, Igrejas Evangélica e Católica, Tiro de Guerra, Polícia Militar, UEMA, URE, entre outros segmentos.

Ocorreram na semana passada, entre os dias (20) a (23), as capacitações sobre a dengue para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem com o objetivo de mobilizar estes profissionais de saúde sobre a situação da dengue no município. No treinamento, foram enfatizados o nível epidemiológico e a importância da intensificação do trabalho destes nos próximos meses para evitar a ocorrência de surto epidêmico da doença.

As palestras da capacitação aconteceram nos auditórios do CCZ, Prefeitura Municipal e Conselho Regional de Medicina (CRM) e foram ministradas pelas enfermeiras Joseneide Teixeira e Socorro Daniel, pela Dra Regina Vasconcelos, Coord. da Vigilância Epidemiológica Salomão Sobrinho e demais membros, Alda Araújo, Kelyane Cavalcante e Josimar Costa.

Além disso, dentre as ações do Plano de enfrentamento de dengue para Caxias, estão a Implementação do Sistema de Vigilância Epidemiológica e da atenção ao paciente, a Implementação das ações de controle vetorial com base nos Levantamentos de Índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa), bem como a Comunicação e Mobilização social.

LIRAa

Segundo o LIRAa, realizado no período de 05 a 09 deste mês, os  bairros com maior índice de infestação no município foram o Mutirão com 15,4%, Vila São João com 14,9%, seguidos de Matadouro Velho (13,3%), Ponte (12,1%) e Campo de Belém (11,5%).

















Fonte: Jaqueline Souza/NMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário