Buscar

sábado, 28 de julho de 2012

Município não tem registro de raiva humana, diz Vigilância Epidemiológica

Um dos fatos mais discutidos durante esta semana no Estado do Maranhão foi a notícia de duas mortes provocadas pelo vírus da raiva, somente em São Luís. O Portal Noca procurou a Vigilância Epidemiológica para saber um pouco mais sobre esta doença e como a mesma tem atuado no município de Caxias.

"O município de Caxias não tem registro de raiva humana, e isso se deve tanto pelo trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na cobertura vacinal dos animais como da Vigilância Epidemiológica junto com a Atenção Básica, prestando serviço no que diz respeito ao tratamento profilático daquelas pessoas que são agredidas por animais domésticos (cães e gatos) e animais silvestres", afirma o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Salomão Xavier.

O Maranhão é considerado um Estado de risco para a raiva humana, pois o vírus rábico circula há muito tempo. Ano passado houve óbitos de cães por raiva na região metropolitana de São Luís, obrigando esses municípios a realizarem uma vacinação de cães e gatos.

Em Caxias, ainda neste ano, a Vigilância Epidemiológica irá realizar uma Campanha em massa de vacinação de todos os cães e gatos do município. Cerca de 46.000 animais estão previstos na cobertura vacinal. "Essa Campanha é prevista anualmente pelo Ministério da Saúde, onde se preconiza que no mínimo 80% dessa população de cães e gatos sejam vacinados.", explica o Coordenador da Vigilância Epidemiológica.

A Raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são a via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea.

Fonte: Noca

Nenhum comentário:

Postar um comentário