Buscar

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Casos de dengue caem 41,3% no MA no primeiro semestre deste ano

A Coordenação do Programa de Combate à Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o número de casos notificados da doença, no primeiro semestre deste ano em todo o Maranhão, sofreu uma redução de 41,3%, o que corresponde a 2.364 ocorrências a menos. Enquanto os seis primeiros meses do ano passado registraram 5.724 pessoas infectadas com o vírus da dengue, em 2013 foram 3.360 casos. Ainda segundo a SES, houve também diminuição das notificações da doença na capital maranhense, considerando os primeiros semestres do ano passado e deste ano, de 17,9%.

Até o momento, foram contabilizados no Maranhão 32 casos graves de dengue, 22 a menos do que o registrado nos seis primeiros meses do ano passado. Foram 10 óbitos este ano no estado em virtude da doença, mesmo número do primeiro semestre de 2012.

Em São Luís, foram quatro mortes por dengue, de janeiro a junho deste ano. No total, 36 municípios maranhenses, incluindo São Luís, tiveram ocorrências de dengue este ano. A cidade de Barra do Corda, com 254 casos, é a segunda cidade do Maranhão com maior índice da doença, seguida por Imperatriz (232), Igarapé do Meio (85), Formosa da Serra Negra (79), São João dos Patos (76), Carolina (72), Vargem Grande (72) e Turiaçu (71).

Regiões - Considerando as notificações por regiões de saúde (17 ao todo), divisão essa feita pela própria SES, São Luís está à frente com 777 ocorrências de dengue, seguida por Imperatriz (364), Barra do Corda (349), Balsas (297) e São João dos Patos (203). "Foi uma redução significativa do número de ocorrências de dengue. No entanto, é preciso reduzir ainda mais esses índices", disse a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SES, Maria das Graças Lírio.

Ainda segundo ela, medidas serão tomadas nos próximos meses para diminuir ainda mais os registros de dengue no Maranhão. "Iremos fazer o monitoramento da ocorrência de casos nas unidades de saúde. Além disso, é importante tomar conhecimento dos casos graves, combater o foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e principalmente contar com o apoio da população", afirmou Maria das Graças Lírio.

Fonte: portaldomaranhao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário