Buscar

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campanha de vacinação anti-rábica inicia na próxima segunda-feira (26)

A campanha de vacinação anti-rábica tem início na próxima segunda-feira (26) em Caxias. O objetivo do município é vacinar 42.100 animais, sendo 26.100 cães e 16.000 gatos, atingindo o mínimo de 85% do público-alvo estimado, conforme preconiza o Ministério da Saúde, até o término da campanha no dia 26 de setembro.

          

Para tanto, o Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), que está coordenando a campanha de vacinação anti-rábica no município, está capacitando nesta semana cerca de 80 vacinadores, que irão atuar em forma de mutirão, tanto na zona urbana como na zona rural.
  
Segundo a direção do CCZ, no ano passado foi registrado um caso positivo de raiva canina no bairro Fumo Verde e apesar do órgão fazer o bloqueio de maneira rápida e eficiente sempre é importante tomar as devidas precauções.

"É importante que todas as pessoas vacinem seus animais de estimação, cão e gato, a partir dos dois meses de idade. A raiva mata e se não for controlada o quanto antes nos animais há o risco da transmissão para o ser humano", alerta o diretor o CCZ, Cícero Rodrigues.

          

Ainda conforme o CCZ, além do mutirão, o órgão irá realizar no final do mês o dia “D” de vacinação anti-rábica. Para a data estão sendo mobilizadas 20 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e 11 da zona rural, além dos seguintes pontos estratégicos: CCZ; Ceame; escritório do Residencial Eugênio Coutinho; escola Jacira Vila Nova – Fumo Verde; U.I.M Márcia Marinho – Vila Alecrim; escola Filomena Teixeira – Cangalheiro; escola municipal no Residencial Luíza Queiroz; espaço aberto próximo ao Comercial Universo no Residencial Dinir Silva; casa da Graça Mesquita na rua do Cajueiro, caixa d’água – José Castro.

Sobre a doença

A raiva é uma doença contagiosa, causada por um vírus (Rhabdovirus), que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado, podendo acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive o homem. Caracteriza-se por perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte do animal.


Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário