Buscar

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


CCZ promove capacitação sobre Dengue para os agentes de combate as endemias

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, em parceria como o Laboratório de Entomologia Médica – LABEM da UEMA, promoveram nesta quinta-feira (21), uma capacitação com informações recentes sobre dengue no município de Caxias.

O LABEM é composto por membros do CESC-UEMA, sob a coordenação da Profª. Drª. Valéria Cristina Soares Pinheiro, que tem por objetivo estudar os vetores das endemias do Estado do Maranhão. Dentre as diferentes atividades realizadas pelo laboratório, vale destacar o trabalho de educação e saúde, que resultou em projeto intitulado “Ações integradas de Educação em Saúde e Vigilância Ambiental para controle da Dengue no município de Caxias - MA”.

Neste encontro, as informações foram repassadas aos agentes com o objetivo de atualizar seus conhecimentos referentes à dengue com dados sobre os vetores, controle biológico, e abordagem do agente nas residências, ressaltando também, a importância do trabalho de prevenção e controle da dengue, por meio de campanhas educativas.  Um fator importante que chamou a atenção de todos, foi a informação sobre o surgimento de mais um sorotipo, o VDEN-5, que foi descoberto em outubro deste ano na Ásia.

Essa capacitação de extrema importância para os agentes de endemias e integrantes do Centro teve início dia 21/11 e se estenderá até  28/11 e 05/12/2013 no CCZ, promovendo assim, integração diante dos novos estudos e metodologias realizadas pelo LABEM voltadas para a prevenção e controle da dengue no município.






Fonte:NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário