Buscar

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CCZ recebe palestras sobre doenças ocupacionais promovidas pelo CEREST.

Servidores do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias - CCZ receberam palestras sobre adoecimentos ocupacionais, promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias – CEREST, sob a coordenação de Michele Mello.

O evento aconteceu nesta terça-feira (11) onde foram abordados temas como, o câncer ocupacional, estresse no trabalho e LER/DORT (Lesões pro esforço repetitivo/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), onde foram apresentados aos participantes a importância do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), a prevenção e diagnóstico de doenças, controle ocupacional, entre outros assuntos.

As palestras foram ministradas por profissionais do CEREST, o Médico do Trabalho, Dr. Igor Brito, Psicóloga, Dra. Valeska Rocha e Terapeuta Ocupacional, Dra. Dyener Moura.

Na próxima quinta-feira (13), acontecerá o segundo momento de palestras para os demais funcionários do CCZ.

Mais
  • O câncer ocupacional é uma das formas de adoecimento e de problema com a saúde do trabalhador. É decorrente da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos classificados como carcinogênicos, presentes no ambiente de trabalho; 
  •  L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) é uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino;
  • Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo tricô e crochê.                                                                                        

Fonte: NMES/CCZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário