Buscar

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Agentes de endemias do CCZ recebem palestras sobre doenças ocupacionais promovidas pelo Cerest.


Na manhã desta quinta – feira (13), os Agentes de Endemias e supervisores do programa de dengue do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias – CCZ, receberam mais um ciclo de palestras sobre doenças ocupacionais promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest/Caxias.

Os temas abordados nas palestras foram:

Doenças ocupacionais, onde foi enfatizado o câncer ocupacional, como por exemplo, o câncer de pele, entre outros, ministrada pelo Médico do Trabalho, Dr. Igor Brito;

Dermatoses Ocupacionais, com informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de dermatites que podem ser ocasionadas no ambiente de trabalho, ministrada pela enfermeira Darla Osório;

LER/DORT (Lesões pro esforço repetitivo/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), ministrada pela Terapeuta Ocupacional, Dra. Dyener Moura.

“É de grande importância informar aos agentes de endemias sobre LER/DORT, que podem acontecer no ambiente de trabalho, mostrando algumas medidas de prevenção e posturas que os mesmos possam desenvolver para amenizar complicações futuras”, enfatizou a palestrante Dra. Dyener Moura. 

O evento foi finalizado com exercícios de relaxamento muscular e, posteriormente, houve sorteio de brindes para os participantes.

Saiba mais

As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade.

Os tipos mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 patologias, entre elas a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. As lesões são causadas pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, tais como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê e digitação.



Fonte: NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário