Buscar

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Servidores do CCZ recebem palestras sobre câncer de próstata e de pênis.



O Centro  de Controle de Zoonoses de Caxias - CCZ recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), palestras sobre câncer de próstata e câncer de pênis, ministradas pelo Psicólogo Clínico Lígio Raison do CTA/SAE - Caxias. Participaram do evento os agentes de endemias do programa de malária e supervisores de endemias.

O objetivo da palestra foi informar ao público masculino sobre a importância da realização do exame, a prevenção e acompanhamento do câncer de próstata e câncer de pênis.

Saiba mais

O câncer de prostata é o tipo de câncer que ocorre na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Os sintomas são dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos.

O câncer de pênis é um tipo de neoplasia bastante rara, mas está relacionada aos hábitos de higiene e de comportamento sexual, podendo ter sua incidência bastante reduzida com a educação da população. O tratamento também é eficaz, mas é fundamental que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.

Sendo as condições relacionadas ao câncer de pênis, em ordem de importância, os hábitos de higiene genital; o comportamento sexual de risco, causador do HPV; e a circuncisão, conclui-se que este é um tipo de câncer é fácil de prevenir, dependendo principalmente de investimentos em educação.




Fonte: NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário