Buscar

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CCZ realiza panfletagem contra a dengue e a chikungunya.

A equipe do Núcleo Municipal de Educação em Saúde - NMES do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias - CCZ, realizou uma mobilização contra a dengue e a chikungunya, nesta sexta-feira (13), no centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população caxiense sobre os riscos dessas doenças.

A ação aconteceu nas Praças Pantheon, Praça da Matriz e Praça Gonçalves Dias, onde os agentes distribuíram panfletos e orientaram a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, o qual também transmite a chikungunya, uma vez que o trabalho de prevenção e combate deve ser contínuo.

Saiba mais

Dengue e Chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A chikungunya também é transmitida pelo Aedes albopictus, transmissor da febre amarela. E embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. As pessoas podem apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, dentre outros sintomas.

A principal diferença é que no Chikungunya ocorrem fortes dores nas articulações (tornozelos, punhos, joelhos, cotovelos e coluna vertebral).

Se você suspeitar que está com uma dessas doenças, procure uma Unidade de Saúde e siga as orientações dos profissionais.


Fonte: NMES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário