Buscar

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

NES ministra palestra sobre a Raiva para equipes que irão trabalhar na Vacinação antirrábica canina e felina 2015




Nesta última sexta - feira (02), o Núcleo de Educação em Saúde (NES/CCZ) ministrou palestra sobre a Raiva para as equipes que irão trabalhar na Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2015, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no município de Caxias.

No evento, que aconteceu no auditório do CCZ, foram repassadas aos participantes informações básicas sobre a Raiva com dados atualizados sobre a doença no Maranhão e no Brasil, conforme Ministério da Saúde, o qual visa cumprir o "Pacto para a eliminação da raiva humana nas Américas", até o ano de 2015.



O objetivo da campanha é vacinar contra a raiva todos os cães e gatos, a partir dos 03 meses de vida, para que seja alcançada a meta de 100% e no mínimo 80% dos animais existentes no município. A vacinação irá acontecer neste mês de outubro, em forma de arrastão na zona urbana e zona rural. 

Saiba mais!

A Raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos, e também o ser humano. A doença é transmitida, principalmente, através da mordida, arranhões ou lambedura da pele ou mucosas por animais doentes. A vacina é a única forma de prevenção.

No homem, os sintomas iniciais da raiva são febre e mal estar. O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. 

Em caso de agressões, as seguintes medidas devem ser tomadas: 
  • Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
  • Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo de sua casa para receber  orientação e tratamento (soro e/ou vacina);
  • Observar o animal suspeito durante 10 dias;
  • Se o animal adoecer, desaparecer, mudar de comportamento ou morrer, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.


Fonte: NES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário