Buscar

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Servidores do CCZ recebem palestras sobre dengue, chikungunya e zika vírus




Nesta segunda-feira (14) e quarta-feira (16), os servidores do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ) receberam palestras sobre dengue, chikungunya e zika vírus.
              
As palestras aconteceram no auditório do CCZ e foram ministradas pelo Núcleo de educação em Saúde (NES/CCZ), em parceria com acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina do CESC/UEMA. O objetivo foi expor aos participantes informações básicas sobre essas doenças, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, para que sejam intensificadas as ações de combate ao vetor no município de Caxias.

Essas atividades também fazem parte do Projeto “Ações integradas de educação em Saúde para o controle de dengue no município de Caxias”, que está sob a coordenação da diretora do CCZ, Dra Antonia Suely, e da professora do CESC/UEMA, Dra Valéria Cristina Soares.

Na ocasião foram apresentados o resultado do 5º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) e também notificações de casos de dengue no município.

Saiba mais


O 5º LIRAa foi realizado no período de 16 a 20 de novembro de 2015, o qual apontou índice de 2,0% em Caxias, representado situação de estado de alerta. Os bairros que apresentaram maior infestação predial foram: Sulina, Caldeirões, Nova Caxias, Pirajá, Raiz II e Fazendinha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 247 casos de dengue até o mês de novembro de 2015, sendo que no ano de 2014 houve 116.



  
Fonte: NES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário