Buscar

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Começa nesta segunda teste que detecta dengue em 20 minutos em SP



Dispositivos do teste são parecidos com os que detectam a gravidez.
Unidades de saúde terão a tecnologia para mapear focos da doença.

BDBR teste rpaído pra dengeu 18 janeiro 2016 (Foto: bdbr)
A rede pública de saúde da cidade de São Paulo passa a oferecer nesta segunda-feira (18) o teste rápido para detectar a dengue. O resultado, que demorava dias para sair no modelo de teste anterior, agora vai ficar pronto em 20 minutos.

Os dispositivos do teste são parecidos com os que detectam a gravidez, mas, no lugar da urina, é usado sangue do paciente.

Os testes rápidos para dengue estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade somente até o início do mês de março, pois o objetivo é identificar onde estão surgindo o foco da doença e iniciar ações de controle.

Nos pacientes com suspeita de dengue, os prontos-socorros e AMAs farão a coleta de sangue para realização do hemograma dengue, que é um exame que identifica o número de plaquetas e se o quadro clínico está se agravando. Antes o tempo médio para o resultado desse exame era de 6 horas, e agora passará para 3 horas.

Com esses testes, será possível detectar os quatro tipos da dengue, agilizar o tratamento e as ações de campo para combater o mosquito transmissor.

Desde o começo do mês está valendo a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que obriga os convênios médicos a cobrir os testes rápidos para dengue e para a febre chikungunya.



Fonte: http://g1.globo.com (18/01/2016 07h34 - Atualizado em 18/01/2016 09h11)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário