Buscar

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Centro de Zoonoses promove palestras referentes à Semana Nacional de Combate ao Calazar





O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Programa de Saúde na Escola (PSE), promoveram palestras educativas em alusão à “Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose (Calazar) “ em escolas municipais de Caxias.

As atividades foram realizadas nas unidades escolares Leôncio Alves de Araújo, Edson Lobão e Lourdes Feitosa, entre os dias 10/08 e 11/08, pela equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NES/CCZ)  que expôs informações sobre o vetor transmissor, sintomas e formas de combate e prevenção do Calazar com distribuição de material informativo.

Saiba mais

A Lei Federal 12.604, de 03 de abril de 2012, instituiu a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto, data escolhida em homenagem ao médico sanitarista e cientista Evandro Lobo Chagas, que nasceu neste dia e realizou estudos sobre febre amarela, malária e, principalmente, sobre a leishmaniose.

A Leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma doença provocada pelo protozoário Leishmania Chagasi transmitida ao homem através da picada do inseto flebótomo, conhecido também como mosquito palha. A transmissão se dá quando o inseto se contamina ao picar cães, animais silvestres e roedores infectados, e em seguida transmite ao ser humano. O período de incubação no ser humano varia de 2 a 6 meses. A infecção pode manifestar de forma moderada a grave, provocando sintomas como anemia, febre contínua, aumento do baço e fígado comprometendo as funções hepática e renal.

 










Fonte: NES/CCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário